segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Para alto e avante

Gabriel teve uma semana de folga da escola. Aproveitou com tudo que pode - brincou, bagunçou, riu,  viu todos os desenhos e filmes que pode, fez a festa, fantasiou-se, voou, ouviu músicas, dormiu tarde (afinal não precisava acordar cedo, não tem aula), sonhou muito mais que normalmente, viu mais filmes e desenhos - sim de novo os mesmo, correu até alguém mandar parar e ainda achou de tudo que fez um muito pouco. É o tempo novamente confundido a cuca dele.  "Por que, as vezes, o tempo passa rápido quando tá tudo legal?" Dessa vez respondi com um sorriso no rosto, como se tivesse a resposta na ponta da língua e quisesse  fazer mistério. 

No início da semana ele me contou um sonho que teve. Resumidamente foi que ele achou ou ganhou uma revistinha de estórias em quadrinhos mágica. Com essa revista ele podia tirar os poderes dos super-heróis para ele apenas em um toque.  Acho que ele viu isso em um episodio da 21ª temporada dos Simpson. O poder que ele mais gostou foi de voar. Com todos esses poderes de super-heróis ele queria ajudar as pessoas e fazer coisas legais - facilitar o obvio. Ouvi ele me contar tudo, era hora de curti o sonho de ter super-poderes e ser queridos por todos, mas temos que lembrar do tio Ben (Benjamin Parker) que disse certa vez: "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades!"

Aproveitei o gancho para falar de responsabilidade de uma forma mais concreta.
- Sabe, toda vez que mandamos você, dormi ou arrumar o seu quarto? E você resmunga e diz que queria  ser adulto para poder fazer o que quiser.
- Humm!?
- É verdade que adulto pode fazer quase tudo o que quiser sim. Mas ser adulto também traz grandes responsabilidades. Imagina se eu e sua mãe parasse de trabalhar. Quem ia cuidar das coisas da casa e de você e Dafne? Ou seja, pensa comigo, se ser adulto para uma criança é ter o grande super-poder de fazer tudo. E grandes poderes trazem grandes responsabilidades, como disse o tio Ben. Nossa grande responsabilidade é cuidar de você e te ensinar a seguir o seu próprio caminho. Pra um dia você usar o poder de ser gente grande com muita responsabilidade a ajudar as pessoas a fazer um mundo melhor.
-Pai, demora quanto tempo pra crescer?

Respondi novamente com um sorriso no rosto, olhando pelo retrovisor como se tivesse a resposta na ponta da língua e quisesse  fazer mistério - e essa reposta acho que estou procurando ainda pra mim até hoje. 




Olha que deu certo...




3 comentários:

  1. Olá, Gabriel! Li o que o papai relatou e gostei de saber que brincou muito na semana sem aula. Sabe que valeu a pena? Você hoje trabalhou muito bem em sala de aula! Acho que você não deve se preocupar em crescer, porque isto acontece naturalmente. Preocupe-se agora em aproveitar da melhor maneira o seu tempo de criança, que também tem as suas responsabilidades e a mais importante é aproveitar o máximo esse tempo de escola. Goste de estar na escola, goste de seus colegas, goste do que faz. Cada atividade escolar faça da melhor maneira que puder. Sabe por quê? Porque você se sentirá feliz com o que produziu. Isto é que é importante! Você ser feliz agora, neste momento, com tudo que realiza, com as pessoas que estão ao seu lado e gostam de você (me inclua nesta lista, ok?). Quero te fazer um pedido, gostaria de ver textos seus aqui no blog também. Pode ser?
    Abraço para você e para a família.
    Joyce Pianchão.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gabriel!
    Passando aqui para desejar um excelente Natal para você e a sua família!
    Abraço,
    Joyce

    ResponderExcluir